Irmão Ozelito anuncia pré-candidatura em busca de novo mandato na Câmara de Mauá

Por Portal Opinião Pública 23/05/2024 - 10:01 hs
Foto: Divulgação
Irmão Ozelito anuncia pré-candidatura em busca de novo mandato na Câmara de Mauá
O vereador prestigiou a inauguração da UBS do Jardim São João, algumas semanas atrás

O vereador Irmão Ozelito (Podemos) anunciou, oficialmente, sua pré-candidatura a vereança em Mauá. O parlamentar conversou com o Jornal Opinião Pública nesta semana e confirmou que tentará alcançar a reeleição para o seu quinto mandato no Legislativo municipal, no pleito de outubro deste ano.

Um dos vereadores mais experientes da atual legislatura, Ozelito ressaltou que sua pré-campanha tem sido bastante proveitosa neste momento, mas que ao mesmo tempo tem enxergado uma mudança no perfil dos eleitores, que segundo ele, estão muito mais atentos aos pré-candidatos. “As coisas têm mudado muito, inclusive são totalmente diferentes de quando eu, em 2004, fiz a primeira campanha eleitoral. Hoje a gente percebe que o eleitor está muito mais exigente, até pelo uso dos meios de comunicação e das mídias sociais”, opinou.

Bastante reconhecido pelos eleitores nordestinos e evangélicos, Ozelito também citou os dois públicos como parte importante de suas prioridades na cidade. De acordo com o parlamentar, o contato com o meio evangélico tem sido diário, com projetos que visam ajudar principalmente as menores comunidades. Já sobre a população nordestina, o vereador destaca que a principal meta é mantê-los em contato com a região, por meio de ações que enalteçam a rica cultura do Nordeste do país. Inclusive, uma das ideias de Ozelito é a criação de uma unidade do CTN (Centro de Tradições Nordestinas) na cidade.

Sobre o atual mandato, o vereador citou que utilizou a experiência das três vezes anteriores em que ocupou o cargo para afinar o tom de sua atuação. “Eu sempre falo que tem um ditado popular que diz ‘Macaco velho não põe a mão em cumbuca’. Então isso acaba te dando mais cautela, às vezes você fala menos e ouve mais, esperamos o momento exato de você se colocar. Quanto mais jovem e às vezes pela ansiedade do dia a dia você acaba fazendo algumas coisas que te prejudicam em um mandato”, analisou o parlamentar, que também fez uma avaliação positiva do que tem conseguido fazer em termos de projetos para Mauá, junto ao Executivo.

“Graças a Deus junto da gestão Marcelo Oliveira, a gente tem conseguido algumas conquistas para a cidade. Tivemos no meio desse mandato o apoio do deputado federal, que foi o Gilberto Nascimento, que acabou nos proporcionando quase R$ 4 milhões de emendas parlamentares e que parte delas foram para a área da saúde”, recordou. “Posso dizer que talvez esse mandato tenha sido o melhor entre os quatro, com mais conquistas de emendas, onde acompanhamos mais obras”, acrescentou.

Ozelito também demonstrou satisfação com a, em sua opinião, boa relação entre os Poderes Legislativo e Executivo ao longo do atual mandato do prefeito Marcelo Oliveira (PT), e elogiou a gestão do petista frente ao Paço Municipal. “Eu acho que uma sábia posição que ele tomou foi no primeiro ano, em que não vimos quase nada (de obras), mas ele colocou a casa em ordem”, lembrou.

Por fim, o parlamentar falou sobre suas expectativas em relação ao pleito, demonstrando muito otimismo com a possibilidade de continuar seu trabalho no Legislativo. “Na vida política você tem que plantar o bem, fazer coisas boas, atender a população, ouvir as pessoas. Estamos em um partido bom, o Podemos, que tem uma chapa muito uniforme, com chances de eleger de dois a três vereadores. Estamos trabalhando e esperando, se Deus quiser, um bom resultado”. 

Quem é o vereador Irmão Ozelito 

Nascido em Juazeiro, na Bahia, Ozelito José Benedito tem 53 anos e desde os 18 mora em Mauá, cidade onde iniciou sua carreira profissional como ajudante geral. Ainda na juventude, ele chegou a trabalhar como pedreiro e soldador, o que lhe deu a oportunidade de retomar seus estudos. Em 2002, foi eleito Conselheiro Tutelar e dois anos depois conquistou seu primeiro mandato na Câmara mauaense, sendo reeleito no pleito seguinte. Em 2010, acabou disputando o cargo de deputado estadual nas eleições, obtendo mais de 24 mil votos. Porém, acabou não sendo eleito para a função. Dois anos mais tarde, Ozelito disputou o Paço Municipal, sendo o quarto mais votado na oportunidade, com cerca de 16 mil sufrágios.

Nas eleições de 2016, ele retorna à Câmara de Mauá para o seu terceiro mandato. Quatro anos depois, ele volta a ser reeleito, para ocupar o cargo mais uma vez.

Casado, Ozelito é pai de dois filhos e é graduado em Gestão Pública, pela Universidade Metodista de São Paulo.